Ubatuba - Caraguatatuba - São Sebastião e Ilhabela

LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

BIRDWATCHING

BIRDWATCHING

, Ilhabela

Tipo:
Passeio
Categorias:
Informaçao geral

A observação de aves ou birdwatching é uma atividade turística que vem crescendo em Ilhabela. Por ser um arquipélago, sua fauna e flora possuem características específicas com relação à sua composição e distribuição geográfica: em Ilhabela é possível avistar com facilidade diversas espécies de mata e também de aves marinhas e migratórias, totalizando mais de 300 espécies.

Reconhecido como Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO e considerado pela Birdlife International como Important Bird Site for Priority Conservation, o Parque Estadual de Ilhabela possui trilhas ideais para a observação de aves. Não é preciso ir a locais distantes ou fazer longas caminhadas para observar a avifauna da Ilha.

A proximidade do Parque com o município faz com que estes animais freqüentem a zona urbana, e que em trilhas de fácil acesso seja possível observar espécies como a jacutinga (Aburria jacutinga) que está ameaçada de extinção, o macuco (Tinamus solitarius), pica-paus e centenas de outras belas e coloridas aves tropicais.

Nas praias e ilhotes do arquipélago observa-se aves marinhas, desde as mais comuns no litoral, como as fragatas (Fregatta magnificens) e os atobás (Sula leucogaster), até espécies que vem do hemisfério norte como o trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e o maçarico-pintado (Actitis macularius)

Monitores Ambientais (credenciados pelo Parque Estadual e Prefeitura de Ilhabela) são praticantes e estão cada vez mais especializados em conduzir os observadores de aves.

Fonte: PM de Ilhabela

Sinhores Litoral Norte

Esse site é mantido pelo Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares do litoral norte de São Paulo.

e-mail: info@visitelitoralnorte.tur.br