Visite São Sebastião

Visite São Sebastião

Carnaval em São Sebastião tem programação de costa a costa

A Administração Municipal de São Sebastião preparou uma ampla programação para a festas mais tradicional do País, o Carnaval. O município terá eventos por todo o município, com destaque para o desfile das escolas de samba na região central da cidade. Estão programados ainda, blocos carnavalescos, as tradicionais marchinhas, matinês e concursos de fantasias.

A abertura oficial acontece na sexta-feira 17, a partir das 21h, em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), onde o prefeito Ernane Primazzi (PSC), entregará a chave da cidade à Corte Momesca.

Bailes Populares

Animando os foliões, o baile carnavalesco da Rua da Praia, região central, será comandado todos os dias pela banda “Mix da Bahia”. Os shows acontecem na Praça de eventos entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a partir das 23h – com exceção do domingo 19 e terça-feira 21, quando o baile começa ao final do desfile das escolas de samba.

Para quem prefere as músicas carnavalescas tradicionais, a banda sebastianense “Tradição do Carnaval” levará as marchinhas de antigamente para a Praça do Coreto, de 18 a 21 de fevereiro, das 23h às 3h.

Matinês

Os pequenos também poderão se divertir no Carnaval 2012 em São Sebastião. A Administração preparou uma programação especial para a criançada com matinês das 16h às 19h, de 18 a 21 de fevereiro, também na Praça do Coreto, sob o comando da banda “Nova Era”. Já na segunda-feira 20, às 17h, a garotada poderá participar do concurso de fantasias infantis “Palhaço Chupetinha”. As inscrições serão realizadas no dia e no local, uma hora antes do evento. Os participantes deverão apresentar o RG ou a certidão de nascimento.

Blocos carnavalescos

Os blocos carnavalescos no Centro começam no sábado 18, com o já tradicional desfile do “Bloco dos Sujos”, um dos maiores e mais esperados pelo público do Litoral Norte. O bloco, em que homens se vestem de mulheres, e vice-versa, tem concentração em frente à quadra poliesportiva do bairro da Vila Amélia a partir das 20h. O desfile está previsto para às 22h na Rua da Praia. Na segunda-feira 20, a Rua da Praia, recebe os blocos “Barril” e “Guerreiros do Samba”, a partir das 21h.

Carnamar

O evento está em sua 22ª edição e irá reunir mais uma vez dezenas de embarcações no domingo 19. A saída das embarcações será às 11h, do bairro São Francisco, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, em direção ao canal de Ilhabela. Quando retornarem à praia, os participantes receberão as premiações em dinheiro para a embarcação mais animada e a melhor enfeitada.  Não haverá inscrição antecipada.

Ao mesmo tempo, nas areias da praia de São Francisco, haverá esporte e recreação das 11h às 16h, com distribuição de brindes, atividades aeróbicas e de entretenimento com a programação do projeto “Conexão Verão”. No período da tarde, acontece o concurso de Miss e Mister Carnamar, com direto a troféus e brindes como premiação.

Escolas de Samba

As escolas de samba da cidade desfilam na noite do domingo 19, na Rua da Praia. Às 21h, o Bloco de Afoxé “Ilê um Zambi” abre o desfile. Em seguida, quem entra na avenida é a escola de samba X-9 do Canto do Mar. Logo depois é a vez da Ki-Fogo, do Pontal da Cruz. A Mocidade Independente da Topolândia será a penúltima escola a entrar na avenida, e para finalizar, a atual campeã Acadêmicos de São Francisco encerra os desfiles.

A apuração das agremiações acontece na segunda-feira 20.  Já a apoteose será no dia 21, feriado de Carnaval, às 21h30, quando haverá a premiação das escolas vice-campeã e campeã, as quais desfilam em seguida, para fechar o Carnaval 2012.

Costa Norte

A programação da região Norte da cidade também está recheada de atrações. No Canto do Mar, “Daniela Gomes e Banda” se apresenta na sexta 17,, no “3º Carnaforró-Folia”, a partir das 22h. Já na Enseada, Daniela se apresenta no baile carnavalesco nos dias 19 e 20, a partir das 16h, na Praça João Eduardo de Moraes, ao lado da quadra de esportes/biblioteca.

No Canto do Mar, o sábado 18, é de desfile do bloco carnavalesco “Siri na Lata”, a partir das 21h. No mesmo dia, A banda “40 Graus” anima o Carnaval Elétrico na sede do bloco, na avenida Nereidas, 16.

A banda “Quebra Chinela” é a atração da matinê no Canto do Mar, no domingo 19. Já na segunda 20, haverá “Carnaval Mecânico”, às 20h. Para finalizar, na terça 21, o Banho da Dorotéia Mirim e Infanto-juvenil será a atração do bairro, a partir das 15h. Às 21h, quem se apresenta é a banda “Swing da Pisadinha”.

Costa Sul

Na Costa Sul, a Administração também preparou uma ampla programação com diversos eventos distribuídos em quatro bairros.

Em Boicucanga, as comemorações de Carnaval acontecem no palco montado na avenida Walquir Vergani. Na sexta-feira 17, o bloco “Vai Quem Quer”, sai em direção à Praça da Alegria, a partir das 19h30. Os foliões seguirão em direção ao palco, onde farão uma apresentação.

No mesmo dia, moradores e turistas poderão participar do baile carnavalesco com a banda “Lua”. O grupo vai animar o Carnaval da Costa Sul todos os dias de folia, até a terça-feira 21, sempre a partir das 22h. No sábado 18, além do baile carnavalesco, a festa contará com a presença da Corte Momesca 2012.

Já no domingo 19, haverá o Banho da Dorotéia e novamente o bloco carnavalesco “Vai Quem Quer”. O horário da concentração é às 14h, na Praça da Alegria, até às 20h. Ainda no mesmo dia haverá o concurso de fantasias adulto e infantil. Na segunda-feira 20, a banda “Lua” fará uma matinê, das 18h30 às 20h30.

Em Barra do Una, também de sábado a segunda-feira (18 a 20), a festa será animada todos os dias pela banda “Prakatun”, a qual toca estilos musicais variados. Ainda haverá a participação do bloco “Unidos do Cavuka” junto ao grupo, das 22h às 3h, na Praça da Igreja (rua Brasília, s/n). Para fechar a programação, na terça-feira 21, apenas o bloco se reapresentará, a partir das 22h, em frente ao BUFC (Barra do Una Futebol Clube). De lá os foliões seguem em direção à Praça da Igreja.

Já em Maresias, a folia acontece no sábado 18 e na segunda-feira 20. Nos dois dias haverá o baile com DJ Shirley, das 22h às 2h, na Praça Internacional do Surf. Na praia de Paúba, a festividade será nos mesmos dias e horários, porém com som mecânico.

O Carnaval 2012 é uma realização da Administração por meio das secretarias municipais e apoio da Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Marinha do Brasil e Asec (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas).

(ML/ CH/RF)

::PMSS

@2012 - Visite Litoral Norte - Todos os direitos preservados - LOGIN DESIGNED BY CÉLIA COSTA