Ubatuba - Caraguatatuba - São Sebastião e Ilhabela

LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

  • Você está aqui:
  • Atrações
  • Mergulho em Ilhabela

Mergulho em Ilhabela

Mergulho em Ilhabela

, Ilhabela

Tipo:
Passeio
Categorias:
Informaçao geral

Ilhabela é rica em biodiversidade.  Sua fauna e flora marinhas garantem aos mergulhadores a contemplação deste ecossistema com espécimes variados.
O Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, criado em 1992 e protegido por lei municipal, está localizado a 2 quilômetros da balsa, ao Sul. Desde então, a caça-submarina, a pesca e a coleta de qualquer espécime foram sumariamente proibidas nesta área do Santuário.

A Ilha das Cabras fica a apenas 100 metros de distância da costa de Ilhabela e a fauna e a flora do seu ecossistema marinho são diversificadas, garantindo a diversão e a alegria dos mergulhadores.
Em seus 1.500m de extensão é possível encontrar uma variedade de peixes robustos, peixes menores e invertebrados por todos os lados. As rochas do fundo do mar são forradas por esponjas, anêmonas-do-mar, corais, estrelas-do-mar e uma infinidade de outras espécies multicoloridas. Outro atrativo no Santuário é a estátua de Netuno, o Rei dos Mares, que está a cinco metros de profundidade. Um pequeno recife artificial próximo à estátua e a área rochosa da extremidade sudoeste da Ilha das Cabras também merecem destaque neste cenário marinho.

As Ilhas dos Búzios e da Vitória, ao norte do arquipélago, são excelentes para atividades marítimas, desde um simples mergulho autônomo ou apenas para vislumbrar a passagem de um cardume de golfinhos ou a travessia das baleias rumo aos santuários de reprodução no norte do país.
A Ilha dos Búzios, com  7,5 km² de área e distante  15 milhas da Vila, é habitada por uma comunidade tradicional formada por 55  famílias. O acesso à ilha é feito somente por costeira, pois não existem praias. A costa é recortada e com muitas cavernas, flora e fauna subaquática exuberante e trechos com correnteza aproximada de 3 nós. Durante o mergulho,  é possível descer em média 25 metros. Somente pessoas certificadas podem participar deste mergulho.

Mergulho em Naufrágios
Segundo a lenda, Ilhabela possui um magnetismo nas rochas de sua costa que enlouquece as bússolas das embarcações fazendo-as perder a rota. Alguns atribuem a este magnetismo o grande número de naufrágios e, assim, já surgiram comentários de um novo "Triângulo das Bermudas" por aqui. São 23 navios naufragados pela costa da Ilha (Dados SINAU 2007), destes, 10  podem ser explorados. Este universo de lendas e mistérios pode ser visitado com mergulhos entre 6  a 20 metros de profundidade.

Os navios naufragados mais procurados pelos mergulhadores são os Aymoré (1920), Therezina (1919), S. Janeco (1929) e o espanhol Príncipe de Astúrias (1916), o Titanic brasileiro.
Consulte as opções com uma operadora local.

Fonte: PM de Ilhabela

 

Sinhores Litoral Norte

Esse site é mantido pelo Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares do litoral norte de São Paulo.

e-mail: info@visitelitoralnorte.tur.br